Além das arquibancadas
Torcida organizada realiza ação social em Paranaguá com distribuição de chocolates para crianças
Apesar da vitória do Patriotas por 2 a 1, o que chamou a atenção e gerou repercussão foi uma discussão rio-branquista na torcida do Patriotas.
Nesta última sexta-feira, dia 18, aconteceu em Paranaguá o jogo entre Patriotas x Toledo, pela segunda rodada do Campeonato Paranaense - Segunda Divisão.
Para que o leitor possa entender, o Patriotas, clube de Curitiba, está disputando o Campeonato Paranaense pela Segunda Divisão em Paranaguá como mandante. Isso ocorre porque o time do Patriotas não possui um estádio oficial para a disputa do campeonato, optando por jogar na cidade de Paranaguá, no estádio Fernando Charbub Farah.
Apesar da vitória do Patriotas por 2 a 1, o que chamou a atenção e gerou repercussão foi uma discussão rio-branquista na torcida do Patriotas. Estavam presentes torcedores do Rio Branco prestigiando o jogo, e, entre eles, o diretor executivo de futebol Marcos Amaral, gestor do Rio Branco, também se encontrava nas arquibancadas.
Devido à proximidade entre as torcidas, um torcedor do Rio Branco, que acompanhava o jogo e se manifestava "alto" sobre os erros do Patriotas, começou a direcionar palavras indiretas ao diretor executivo Marcos Amaral. Esse torcedor, identificado como João Miqueline, afirmou que sua intenção era cobrar resultados do time.
Com o passar do tempo, os ânimos se exaltaram, e as provocações feitas pelo torcedor rio-branquista desagradaram o diretor executivo. Após longas trocas de provocações, segundo relato de João Miqueline, Marcos Amaral proferiu palavras de baixo calão. Não foi a primeira vez que houve discussão pública entre Marcos e torcedores.
De acordo com João, sua principal queixa está relacionada à falta de informações por parte da assessoria de comunicação do clube, além do que considera um despreparo da diretoria na formação do elenco. Atualmente, o Rio Branco, rebaixado no profissional, disputa a categoria Sub-20 do estadual. Após três rodadas, o time ainda não pontuou e vem sofrendo goleadas. Além disso, o profissional terá a Copa Paraná pela frente, mas, até o momento, não houve anúncios sobre jogadores ou estratégias para a competição.
O torcedor também relatou que, ao sair do estádio em direção ao seu veículo, uma pessoa que acompanhava Marcos Amaral tirou fotos de seu carro e da placa. Ao questionar a razão da atitude, não obteve resposta. A pessoa entrou no carro de Marcos Amaral e partiu.
---
**Outro lado**
Em diversas entrevistas, Marcos Amaral e alguns de seus defensores afirmam que as críticas da torcida ao clube são motivadas por pretensões políticas ou por afinidade com políticos específicos. Além disso, mencionam que a torcida frequentemente realiza comentários em redes sociais e grupos de WhatsApp que prejudicam a imagem do time.
Em um segundo vídeo enviado, João Miqueline nega qualquer pretensão de assumir um cargo no Rio Branco, afirmando que, como torcedor, sua única intenção é cobrar a direção do clube. Ele ressalta não ter vínculo político e reforça que a torcida, independente de quaisquer fatores, continua presente no estádio e adquirindo produtos do clube para ajudar financeiramente. Mesmo em 2025, a média de público no estádio permanece em cerca de 4 mil pessoas por jogo.
Procurada, a assessoria de Marcos Amaral não retornou até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para o direito de resposta.
Materia Adir Junior
QAP LITORAL NOTÍCIAS
Informação com credibilidade
Torcida organizada realiza ação social em Paranaguá com distribuição de chocolates para crianças